terça-feira, setembro 07, 2010

Paris - Alguém lá em cima gosta de mim

Para ler ouvindo: qq canto gregoriano

Domingão de sol, de praia, de Maraca lotado... Meu primeiro dia normal (=sem sono) em Paris. Acordei cedo e fui à missa. Sim, vc leu certo. Não sou católica, acho que as igrejas são mais museus que outra coisa, mas desde antes da viagem eu cismei que em meu primeiro domingo nesta cidade eu iria a uma missa na Notre Dame. Não entendo missas. Acho longas (essa não foi diferente), nunca sei qdo é pra levantar ou pra sentar de novo, não sei completar as frases do padre e desconheço a hora que é pra dizer “paz em Cristo” (é isso mesmo??). Mas fui mesmo assim, pra ver como é a missa numa das catedrais mais famosas do mundo. Ganhei uns papeis pra acompanhar tudo (tipo ópera, moça?), sentei ao lado de uma americana que sabia a hora do “paz em Cristo” e atrás de um cara que se ajoelhou algumas vezes. Ou seja, era só seguir o que eles faziam que não teria erro. Bom, pra quem não entende, missa realmente não é das coisas mais divertidas, mas eu gostei de estar ali, fiz uma prece, levantei, sentei, levantei, sentei, olhei tudo em volta, ganhei aperto de mão dos amiguinhos ao lado e apreciei muito o canto do coro. Isso sim foi lindo! O mocinho cantava “Rassasie-nous de ton amour, nous serons dans la joie et les chants”. Traduzindo mal e porcamente: “Sacie-nos com seu amor, nós estaremos alegres e cantando".

No caminho pro metrô, uma senhora me parou na calçada pra perguntar as horas. Ai, meu Deus!! Que momento TENSO pra quem acabou de chegar e não está confortável com a língua local! Pensei em dizer que eu não era daqui. Mas, cara, era a minha chance. A mulher perguntou pra MIM, e eu tinha que fazer por onde. Além do que, se ela me perguntou foi pq me achou com cara de habitante de Paris, né? Aí eu peguei meu celular (ainda com o horário brasileiro), fiz as contas do fuso, passei pro francês e voilà. Ela entendeu!!! E eu continuei meu caminho toda serelepe.

À tarde, um passeio pela feira de animais na Île de la Cité, uma caminhada por Les Halles e pela parte externa do Louvre, um pulinho na Apple Store pra pesquisar os iPods e cair de amores pelo iPad, e outro na Virgin, onde me juntei a dezenas de crianças e mães em busca de material escolar. Fui comprar um caderninho singelo pro meu curso que começava o dia seguinte e nunca achei que isso fosse tão difícil. A maioria dos cadernos aqui não tem aquela pauta normal, bonitinha, mas milhares de micro linhas horizontais e verticais, que formam vários quadradinhos na folha. Por quê???

Pra descansar desse dia tãããão cansativo e tãããão cheio de questões a serem resolvidas, sentei ao sol numa espreguiçadeira no Jardin des Tuileries, degustei um maravilhoso sanduíche preparado por mim mesma e o fim de tarde em Paris foi um encanto.

 Feira de animais

Barracas de tudo às margens do Sena

 Duh. Adivinha.

 Jardin des Tulieries

Um comentário:

Unknown disse...

Q diliça...adoro Paris, menina!! ¬¬