quinta-feira, setembro 16, 2010

Paris - Um banho de cultura / Giverny - O fantástico mundo de Monet

Para ler ouvindo: Cotidiano (Chico Buarque)
http://www.youtube.com/watch?v=FB4IaqWITB8


Ah, como é bom fazer as coisas com calma! Que diferença pras minhas outras viagens, em que eu saía correndo pra dar tempo de ver/fazer tudo. Agora eu faço assim:

- Acordo às 7h, qdo ainda está meio escuro;
- Ao abrir a porta do hotel que dá pra rua, vem aquele ventinho frrrrrrrrrrrio da manhã parisiense (mas já vi uma menina de vestidinho curto e sem manga, a louca);
- Ando duas quadras até o metrô. Na entrada, toda manhã, fica um cara com um violão cantando qq coisa que só é possível de identificar pela melodia pq francês ele não fala, muito menos inglês. É hilário! Ele tem uma voz fininha e desafinada, e fica "cantando" de Beatles a Celine Dion à moda Pepê e Neném, lembram_ Eu sempre fico dividida entre o sentimento de pena e a vontade de dar uma gargalhada;
- Logo em seguida, pego um exemplar do "Metro" (o jornalzinho gratuito que é o Destak daqui) e certamente o mocinho que distribui já me conhece pq eu sou a única que dá bonjour e merci a ele, cuitchado. Esse jornalzinho é demais, pq eu vou me atualizando e treinando muito a leitura em francês. Já aprendi várias palavrinhas novas legais;
- Duas linhas de metrô depois (incluindo a troca em Montparnasse, que é abarrotada e imensa, com direito a esteira rolante), chego lindamente à Aliança;
- O curso acaba na hora do almoço e aí eu tenho a tarde inteirinha pra fazer o que eu quiser! Ah, que maravilha! É chegar na calçada, pegar o mapa e decidir: aonde irei hj? A vida é muito feliz mesmo.

Como cultura nunca é demais, esta semana fui ao Museu l'Orangerie ver uma coleção linda de pinturas impressionistas. Depois sentei numa espreguiçadeira à beira do chafariz no Jardin des Tuileries. De lá, decidi ir à Pinacoteca ver uma exposição de objetos utilizados pelos Incas. Que surpresa! Maravilhosa a exposição (fica até Fev/2011 aqui, olha a dica). Que incrível a cultura inca! E o melhor foi saber que um povo tão avançado tocava... adivinha o quê... chocalho!!!! hahahaha! Ai, que orgulho! Quase todos os objetos usados pelas castas mais altas da sociedade eram de ouro, pois ele representava o Deus Sol, então era uma aproximação com a divindade-mor; a prata representava a divindade feminina; e o chocalho era usado com outros instrumentos nas festas e cerimônias. Aprendi tudo isso em uma hora e meia, lendo tudo bonitinho em francês. Depois fui comemorar dando um presente ao olfato e à visão com um passeio à Fuchon e à Hédiard, as lojas com a maior variedade de chocolates, vinhos, champanhes, chás, foie gras, caviares... e os maiores preços tb. Comprei um chocolate humilde (o menor de todos, mas delicioso) por 1,95 só pra não sair com as mãos abanando.

Ontem fui ao museu do Salvador Dali em Montmartre. Já vim à Paris outras vezes, como eu nunca tinha ido lá??? É demais! Ele é muito doido, adoro! Bengalas, caracois e gavetas pra todos os lados! hahaha E uma brasileira paraíba praticamente fazendo um book fotográfico dela mesma com as esculturas ao fundo. Tenho vontade de bater nessa gente. 

E hoje eu peguei um trem pra Vernon, depois um ônibus pra Giverny. Tudo isso pra conhecer a casa e o tão famoso jardim do Monet. Nossa, que coisa mais linda! É tão colorido que parece um sonho ou efeito de um chá de cogumelo (nunca tomei, mas tenho impressão de que é assim. rsrsrs). Se tirar os turistas, parece que vc está de fato num quadro do Monet. Não aguentei e liguei pra minha mãe pra falar da minha emoção em estar ali. Afinal, foi ela quem me apresentou à obra dele.


Renoir, no Musée de l'Orangerie

Dali (o relógio é o perfil dele com uma lágrima)


 Monet na tela...


 ... e ao vivo

 Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome...

4 comentários:

Unknown disse...

Nossa, q coisa mais linda!!!...tenho muito orgulho de conviver com vc e a Selma...AMO VCS!!!
Menina, trabalho no 'INCA' faz tantos anos e nunca vi esses objetos por lá ¬¬ hahahahahaha...se eu ficar 30 segunods mais boba, não consigo retornar...kkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

aaaaaaaaaai, essa fotos emocionam d+!!!...fikei com vontade de chorar...imagino pessoalmente.

Paula disse...

Oi, miga! Estive aí um pouquinho antes de você, nesta mesma ponte, neste mesmo lago, neste mesmo quadro! : )
Lindo demais! Coloca mais fotos suas!

maria disse...

Parabéns pelo seu blog, suas dicas e sua cultura...
Esse lugar é maravilhoso, essa ponte, parecia que eu estava sonhando, que estava na novela kkk que vontade de voltar...