quarta-feira, setembro 22, 2010

Paris - Vive la grève!

Na França, tudo é razão pra uma greve. Canso de ouvir aqui, dos próprios franceses: "Greve? hihihi Isso é tão francês...". E é mesmo. No último dia 7 o setor de transportes parou pq o povo está muito insatisfeito com as mudanças que o Monsieur Sarkozy planeja fazer na previdência, aumentando a idade pro pessoal se aposentar. Então os sindicatos resolveram fazer greve, pronto. Mas a greve aqui não é bagunça não! Dias antes o metrô já espalha cartazes explicando como vai funcionar (pq, na verdade, ninguém para completamente, só diminui a quantidade de carros disponíveis). E eu juro que já passei uns perrengues bem maiores no metrô nos dias em que ele estava teoricamente funcionando na boa.

Bom, acontece que os trabalhadores fizeram la fête (sim, pq a greve é mais uma festa com música que uma manifestação da massa revoltada) e o congresso aprovou a primeira parte das mudanças, como queria o maridão da Carla Bruni. Opa! E isso é motivo para... mais uma greve!!! Amanhã, dia 23, lá vamos nós de novo... Até então, nenhum problema. Mas dessa vez a ópera que eu ia foi cancelada por causa disso! Que absurdo! Tô puta tb! Vou fazer greve!


É ótimo qdo vc está no vagão e o alto-falante anuncia: "Mesdames e Monsieurs, votre attention, s'il vous plaît". Batata! É sinal de que deu merda, está dando merda ou vai dar merda. Geralmente é pra avisar que, devido a quaisquer razões, o trem vai permanecer por mais alguns minutos naquela estação. Hoje, no meio do trajeto da linha 4, anunciaram que o trem só iria até a estação seguinte (e faltavam umas 10 pra ele chegar à final); ontem disseram que o RER B, EXATAMENTE o trem que eu ia pegar, estava com o serviço suspenso por causa de dois acidentes na linha; no domingo, ficamos parados por mais de 10 minutos na linha 1; semana passada, fecharam a linha 13 pq alguém havia caído nos trilhos! Gente!!!!! O metrô daqui dá uma novela! O que se passa????

Fora o povo que está sempre com MUITA pressa, independentemente da hora. As pessoas escutam o barulhinho do metrô e saem correndo esbaforidas pra pegá-lo, mesmo sabendo que dali a dois minutos virá outro. Não interessa. Tem que ser AGORA! Quando toca o sinal avisando que as portas vão fechar, aí é que a galera fica doida e se joga dentro do vagão. E aí lá dentro fica todo mundo apertadinho, naquele calorzinho gostoso (dependendo do momento e da linha, o odor tb é uma delícia), mas existem uns banquinhos retráteis que os bonitinhos que estão sentadinhos fecham e ficam de pé quando o trem está cheio. Isso é bonito, gosto disso.

E metrô tb é cultura! Além de ser o lugar onde eu consigo ler meu jornalzinho gratuito e aprender várias expressões novas em francês, é bom pra escutar as conversas alheias. Mas o melhor foi ter aprendido que o "me dá licença" daqui é o "pardon". Vai saltar e tem 500 pessoas no se caminho até a porta? Manda um "pardon" e sai empurrando todo mundo. Ah, como é bom se sentir um habitante daqui...

3 comentários:

Unknown disse...

aaaaaahh, esse cotidiano parisiense...oh vidinha mais ou menos, viu?!...hahahaha :P

Luana disse...

Eu estava uma vez no metrô aí sentada justamente nas cadeirinhas retráteis. O máximo, realmente...

Mas aí que o metrô encheu. Encheu. Encheu. E o povo começou a me espremer muito, mas muito. E eu sufocada, sentadinha na minha cadeirinha. E o povo me olhando MUITO feio.

De repente, uma francesa maluca começa a GRITAR pra mim qquer coisa que eu não podia entender, já que ela não estava falando "pain", "vin" ou "combien c'est cute?". Eu fiquei olhando com cara de pardon pra ela e ela gritou STENDUP PLISI pra mim.

Faz sentido, claro. Se eu soubesse, seria a 1a a levantar. Mas eu sou turista toda errada e não sabia. Na minha cidade tem disso não. Traumalizei.

Unknown disse...

Oh, meu Deus...q pecadinho, Luana!!...q chato isso, né?!...muito ruim passar por esse tipo de coisas...minha solidariedade pra vc <3