terça-feira, setembro 07, 2010

Paris - Aujourd'hui!

Para ler ouvindo: É Hoje (pode ser com a Ilha ou a chata da Fernanda Abreu)
http://www.youtube.com/watch?v=tjF0wNppGE0

Finalmente chegou o momento que eu mais esperava: meus pensamentos são em francês!! Caraca, que alegria, que emoção!! Nem sei descrever. Não é fácil vir pra um país que fala uma língua diferente. Eu fico com medo de falar com as pessoas às vezes, é difícil se ajustar a outro vocabulário e eu sempre acho que nunca conseguiria alcançar esse momento. E ele deu a carinha hoje. Fui tentar pensar em espanhol pra falar com um amigo e só vinham frases em francês; na aula, falei um monte de coisas, tipo íntima do idioma; e nas horas em que estava com meus devaneios, eles também vinham em francês. Obrigada, Senhor. Me ajude a continuar assim. 

Li “Comer, rezar, amar” há uns meses e, no livro, a personagem vai pra Nápoles, se não me engano, entra num restaurante e pergunta ao garçom o prato de que ele mais gosta lá. Assim que bati o olho nisso, tive vontade de fazer. Hoje tb foi esse dia. Entrei numa boulangerie pequenininha e muito fofa que tem aqui na rua do hotel, cheia dos mais lindos e cheirosos pães e doces, expliquei pra atendente que era minha primeira vez ali e pedi que ela me indicasse o doce de que mais gostava na loja. Surpresa com o pedido e extremamente simpática, me sugeriu a tartelette de chocolate com pistache. Gente, que coisa mais deliciosa! É tão bonito que deu até pena de comer. Voltarei lá com certeza! Se tiverem doce de chocolate com morango, comprarei todos os dias.

Depois tive a brilhante ideia de fazer uma caminhada aqui pela redondeza pra conhecer melhor o bairro, o comércio e caçar uma farmácia (calma, mãe, não tô doente!). Olha, foi uma belíssima ideia pq aqui perto tem uma rotatória e várias ruas que não se encontram. Resultado: me perdi, claro! Me oriento muito bem com mapas, mas na intuição, vou te contar... não fazia ideia de onde eu tinha vindo nem pra que lado ficava a rua do hotel . Completamente sem noção. A única coisa que eu lembrava da minha rua é que tinha um daqueles mega guindastes de obra (nem sei se o nome é esse), mas aqui nas redondezas há zilhões desse! Olhei pra cima, procurei um destes e fui seguindo. Cara, que sorte! Era exatamente o que fica aqui perto. Rá! Muito ninja! 

Mas me perder teve lá suas vantagens. Pelo menos agora conheço TODOS os restaurantes, lojas, mercados, cemitério (ah, é por isso que a vizinhança é tão calma... hahaha) e farmácias da região. E por falar em farmácia, minha busca era por acetona. Entrei na primeira pra perguntar como se chamava aqui (“dissolvant”, a quem interessar possa). Uma acetona no Brasil custa R$1 e pouquinho. Aqui custa pelo menos €3,50! E eu cheguei a ver por mais de €5!!! Pelo amor de Deus! Foi o dinheiro mais mal gasto da minha vida! Nunca mais venho de esmalte pra Europa.

PS1 (não é Playstation!): Tem um menininho aqui no prédio da frente que tem um mega pôster do Raí com a camisa da selação brasileira. Ainda não consegui descobrir se é guarda-roupa ou papel de parede. Na verdade, nem tenho certeza se é o Raí, mas parece! 

PS2: Amanhã chega minha primeira visita! EEEEE!!!


Délicieux!

3 comentários:

Julianna Malheiros disse...

Dessa vez vai ter post sobre Beth??

Unknown disse...

Pow, era esse o doce de kem descobrisse onde tava a torre?...caraca, pq eu sou tão honesta?!...hahahaha

Anônimo disse...

Cecelaaaa
Por favor, só vou te pedir pra vc comer um doce desses por semana por mim, pois eu não posso mais com açucar na minha vida!!!
Beijos
Cobalsky