terça-feira, setembro 14, 2010

Paris - Ópera

Para ler ouvindo: http://www.youtube.com/watch?v=KsAzJ5lE33Q

Faz mais de uma hora que voltei da ópera e estou emocionada até agora. Navio Fantasma foi minha estreia nesse mundo. E tem coisa melhor que assistir à sua primeira ópera em Paris? Não, não tem. Minha expectativa era grande e só não superava meu medo de achar tudo muito chato. Tentei descansar antes de ir, mas aqui não estou tendo tempo pra quase nada. E como diz um amigo meu, “Tempo dormido, tempo perdido”. E pra minha surpresa, tudo foi incrível!

A cenografia super modernosa, a orquestra extremamente poderosa. Estava me sentindo uma criança feliz quando vai ao teatro pela primeira vez, sabe? E fica olhando tudo, soltando uns risinhos, essas coisas. Então sentei toda metida no meu lugar pra ler o programa. E quando a orquestra começou a tocar a introdução, nossa, fiquei toda arrepiada, os olhos se encheram d’água. Uma emoção fortíssima pela intensidade do espetáculo e pela dádiva de poder estar aqui, em Paris, e presenciar uma coisa tão bonita. Senta, a mocinha da história, tinha uma voz de dilacerar corações. O resto do elenco tb era de um talento enorme, mas essa cantora (Adrianne Pieczonka) merece toda a minha admiração. Foram 2h30 de espetáculo sem intervalos e confesso que nem senti o tempo passar. Juro!

A Ópera Bastille é um teatro gigante e moderno. Meu lugar (menos caro) era lááá em cima. Perfeito pra ver a orquestra inteira, pra ver todo o palco e pq não havia qualquer cabeção na minha frente. E as músicas de Wagner... ai, que coisa mais linda! Queria muito que cada um de vcs que leem o que escrevo aqui pudesse sentir isso agora, pq é muito difícil expressar em palavras. Mas tenham certeza de uma coisa: estou leve, contente, emocionada e doida pra ver outra!

Um espacinho pra deixar registrado que gente mal educada o é em qualquer lugar, né? Cara, o que tinha de celular tocando DURANTE o espetáculo era uma coisa inacreditável! Um aviso enorme pedindo pro público manter os aparelhos desligados. Aí começa a ópera e o primeiro toca. Então o outro ser humano, em vez de se dar conta do mico e do desrespeito, mantém o dele ligadão tb, e aí toca em seguida. E tinha umas mulheres que provavelmente compraram um lugar meio distante de tudo e estavam pegando lugar dos outros. Viam uma poltrona vazia, opa, iam lá e sentavam. Aí o dono chegava, elas saíam. Depois da terceira tentativa, sentaram na escada e foram gentilmente convidadas a se retirar e a ir pro lugar certo. Bem feito! E olha que estamos na França.

Ópera não é uma coisa fácil de entender e apreciar. Já estava me preparando para essa há quase dois meses. O que acontece em cada cena, quais são os personagens, quais são as músicas, como a história de desenrola, tudo isso eu já sabia de trás pra frente (na teoria) quando me sentei com o programinha nas mãos. Por isso eu sou extremamente grata ao Márvio, que me deu uma verdadeira aula sobre ópera em geral e sobre o Navio Fantasma, mais especificamente. E eu não tenho a menor dúvida em dizer que minha experiência de hoje não teria tido a mesma grandiosidade se ele não tivesse me preparado tão bem e me passado tantos detalhes. Puxa vida, querido Javier, muito obrigada mesmo!

Mas é óbvio que o melhor dessa história toda foi que o povo canta tudo em alemão e eu entendi TODAS as legendas em francês!!! GENTE! Isso é muita evolução! É uma conquista muito muito muito grande pra mim. E isso só aumenta minha emoção. Ah, que dia mais belo!!! Viva a cultura, as novas experiências e as minhas férias! :)

2 comentários:

Unknown disse...

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhh, q maravilha!!!...é muita emoção e dá pra sentir daki, sabia?!...EU TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!...teru pai me ligou hj pra saber de vc e eu tava, exatamente, lendo este post...passei pra ele toda beleza da tua viagem.
Bjs, minha filha kerida...fike com Deus!!!

Luana disse...

Nossa, que demais.
Que coisa boa você ter escolhido fazer essa sua 3a viagem assim, tão diferente, tão "vamos viver como europeus". Abrir a cabeça e o coração. Que coisa boa.

Fiquei feliz e li ouvindo como você mandou. emocionante.