segunda-feira, setembro 21, 2009

Berlim - Gostei!

Daí que antes mesmo de chegar em Berlim eu já estava sentindo algo animadinho em relação à cidade. E, de fato, Berlim é o máximo! Não tem uma beleza evidente como Veneza e Paris. É algo mais exótico, sei lá. Tem muita história aqui. Hj mesmo fui a um museu que contava a história da Alemanha desde a época do Império Romano até a queda do muro, e foi incrível. Passei quase três horas muito feliz lá dentro (pq eu já to na fase do trauma... rs). Ah, e tinha MUITO material sobre a II Guerra e o Nazismo. Emocionante (principalmente no mau sentido).

Berlim é cidade grande, como eu gosto. Cheia de gente, de ônibus, barulho. Mas a maioria dos metrôs que eu peguei não tinha escada rolante, então foi um sofrimento ter que subir e descer escadas carregando a mala. Sorte que o povo alemão é realmente muito simpático, e de graça. Sempre vinha uma boa alma me oferecer ajuda. Sempre. E assim cheguei no albergue, que é ÓTIMO!!! The Circus é o nome. Staff gente boa, bar, elevador, em frente ao metrô. E o povo do quarto é mega animado! Já conheci todo mundo, inclusive um brasileiro. Afinal, a gente é um povo que se atrai, né_

Mas Berlim é muito mais fácil do que eu pensava. Basta começar a entender mais ou menos como as coisas funcionam, horário dos trens etc. E, apesar de grande, é menor do que eu pensava. Ou as atrações ficam meio próximas, sei lá. Só sei que cheguei aqui de manhã bem cedo e o quarto não estava pronto. Então peguei o metrô e fui direto pro Brandenburg Tor, o símbolo maior de Berlim. E foi a maior sorte que eu dei, pq a redondeza ainda tava meio vazia e eu pude exercer todas as minhas tentativas de auto-foto, visto que uns minutos depois a praça já estava cheia de turistas, manifestantes e repórteres. Aliás, entrei no Starbucks ali em frente e aí chegou uma equipe de TV se preparando pra uma gravação. E a dona moça maquiadora estava fazendo a make na repórter na mesinha do Starbucks! Tipo, qq nota! Então eu comecei a sentir uma vontade incontrolável de sacudir o corpo e sair dançando. Gente, estava tocando samba no Starbucks!! Beth Carvalho. E eu aproveitando o solzinho tímido da manhã, tomando um mocca quentinho, de frente pro Brandenburg Tor. Quase chorei.

E andei a Unter den Liden inteira. É a avenida mais famosa da cidade. Até presenciei um carrinho conversível bater numa motinho e o seu moço motoqueiro ficar deitadinho no asfalto enquanto aguardava o “resgate”. Valeu ele ter esperado, pq apareceram três carros de polícia (aqui na Alemanha são todos BMW; os táxis são todos Mercedes) e cinco ambulâncias. Cinco!!! Pq o mocinho bateu de moto. Foi um circo e, no fim, parece que todos se salvaram. O que não teve salvação foi meu estômago depois do hot dog de linguiça alemã que comi no almoço. Trevas.

Já conheci alguns outros brasileiros durante o dia, mas depois de uma noite não tão bem dormida a bordo de um assento reclinável de trem, eu to acabada. Mas ainda deu pra tomar uma cerveja Weiss (boa!) aqui no bar do hostel com os brasileiros e uma menina da Nova Zelândia que tb está no quarto. Aliás, vcs podem imaginar nossa cara de felicidade ao entrarmos no quarto agora há pouco e darmos de cara com os outros gringos enchendo a cara, ouvindo música alta, gritando e fumando na janela. Lindos. Viva o povo evoluído do primeiro mundo.

PS: Fotos amanha. To exausta.

3 comentários:

Unknown disse...

ô coisinha tão bunitinha do pai!

Silvia disse...

Marcelinha........ nesses metrôs que não tem escada rolante, tem sempre um elevador. Às vezes tá meio escondido, mas tem sempre...
beijos!!!

Patricia Rios disse...

Marcelinha, virei sua fã!
Achei seu blog enquanto procurava dicas de Berlin e foi muito util, seguimos todas as suas dicas, inclusive a do Cafe Einstein, realmente o strudel é o que hà!
Vamos tb à Munich na Oktoberfest e jà estouy a par das dicas de la tb.
Beijao,

Paty

www.fotolog.com/pb3

Facebook: Paty Rios