quarta-feira, setembro 09, 2009

Florença - Humanismo e Renascimento

Minhas unhas estao tenebrosas. As olheiras tb. Levantei super cedo pra dar tempo de fazer tudo no meu ultimo dia em Florença e me mandei pro Museu do Mosteiro de Sao Marco. Na verdade seria um passeio que eu dispensaria facil nao fosse por uma unica razao: ali foi onde morou Fra Angelico, ou Beato Angelico. Enfim, um religioso que pintava passagens da vida crista com uma delicadeza jamais vista. Fui apresentada à obra dele pelo Joao, na época da faculdade. Alias, foi o Joao quem me apresentou a amioria das obras que eu tenho visto por aqui. Agora jah sei de onde ele tira tanta inspiraçao pras aulas da PUC. :)

Fiquei meio mal lah dentro do mosteiro. O café da manha do albergue tem me deixado meio pesada e enjoada, mas enfim, é necessario comer pra nao desfalecer. Pra nao emendar dois museus, decidi subir a cupula do Duomo, a catedral gigantesca da cidade. Afinal, se é pra acabar com o resto de energia, vamos acabar direito. Mais de 400 degraus em uma escadinha velha, apertada, interminavel e em mao dupla (a mesma pra subir e descer). Qdo cheguei lah em cima, tres metros de lingua pra fora, jah nem raciocinava mais. Bem legal pra ver toda Florença com seus telhadinhos, as igrejas, o rio e a torre do Campanario, projetada pelo Giotto.

Qdo alcancei o chao novamente, achei que jah eram umas 3 da tarde, mas nao passava de 11h. Parei no café Rivoire, bem na Piazza della Signoria, lugar tb indicado pelo Joao (ok, jah tah chato isso, mas essa é a cidade preferida dele, gente. O moço me deu zilhoes de dicas boas! Anotem!) e tomei o MELHOR CIOCCOLATO CALDO (chocolate quente) do mundo! Cremoso, com chocolate de verdade. Deliciaaaaaaa!! Aih ganhei energia extra pra encarar mais um museu à tarde.

Uffizi. A galeria de arte mais importante da Italia, com todos os quadros famosos do Botticelli, pintor que eu conheci na epoca da escola (!) graças a uma professora italiana que dava aula de historia na 7a série e nos mostrou todo o belissimo mundo do Renascimento. Dica importantissima pra quem vier à Uffizi: reserve ingresso antes! Passei DUAS horas numa fila que nao andava. Li o guia inteiro, ouvi 500 musicas no mp3, analisei a roupa e o comportamento de todo mundo que estava proximo de mim e, ainda assim, a vez nao chegava. Foi doloroso, foi sacrificante, cansativo. Mas eu nao podia desistir.

Saih de lah sem saber onde eu estava. A unica coisa que passava pela cabeça era "coma algo urgentemente". Sentei num café perto do Duomo e pedi um menu com bruschetta (como se escreve?), spaghetti e vinho. E soh depois dessa magnifica refeiçao eu descobri o verdadeiro significado da palavra "renascimento".

Passei naquela gelateria MARA de novo (Gelateria Carabé - imperdivel! Todos os sabores que pedi sao fantasticos!) e vim pro hostel. Me joguei na cama sem tirar o tenis e chapei por nao sei quanto tempo. Agora to esperando a roupa acabar de lavar. Portanto, nao posso dormir tao cedo. Mas tudo bem.

Amanha de manha parto pra Veneza. Ansiosaaaaa!! Muita vontade de conhecer aquela cidade.



Um comentário:

Tomás Ferreira disse...

Marcelinha, depois escreve os sabores que você experimentou na gelateria, dá gosto só de ler hauhauha