sábado, setembro 12, 2009

Veneza - Exibida que só ela

Geeeeeeeeeente, dois dias sem escrever pq em Veneza não tinha wifi. Mas tudo bem, pois Veneza é a cidade mais LINDA da Itália. Minha expectativa era enorme e ela conseguiu superar tudo desde o primeiro momento. Não consigo descrever. Já no trem peguei amizade com a Michelle, uma americana de Washington que tinha acabado de ser pedida em casamento pelo namorado, não é lindo__ Adoro essa gente falante, que mal conhece e jah puxa assunto. Às vezes eu travo pra conhecer alguém, então é ótimo qdo a outra pessoa faz isso por mim.

Cheguei em Veneza toda serelepe pq meu albergue era em frente à estação de trem, ou seja, só precisaria andar pouquinho com todas as malas. Mas como felicidade de pobre dura pouco, na verdade só a “recepção” do albergue ficava ali. Agora vcs imaginam meu desespero qdo a mocinha de lá abriu o mapa e foi me mostrando como chegar no hostel: “Vc pega a rua ao lado da estação e cruza a primeira ponte. Depois passa a segunda ponte, a terceira, ponte, a quarta ponte... e um pouquinho antes da quinta ponte vc entra à direita”. Oi___ Realmente não sei expressar aqui o tamanho do desespero que tomou conta de mim naquele momento. Mas enfim, era Veneza e nada ia me derrubar.

Qdo cruzei a primeira ponte, algo inacreditável aconteceu. Uma turista japa me pediu pra tirar uma foto dela e da amiga. Realizem a cena: Marcela arrasada, com um mochilão nas costas de quase 15kg, uma mochila na frente de uns 5kg e mais uma mala de mão de uns 5kg. Subindo os degraus de uma ponte enorme e cheia de gente sob um sol escaldante. Aproxima-se uma senhora japa, toda sorridente, e pede uma foto PRA MIM. Eu parei, olhei pra ela, pensei e tive que soltar um “really_”. Bom, tirei a tal foto sem acreditar no que estava acontecendo e espero sinceramente que ela emoldure e pendure num altar.

Aí eu andei, andei, andei, andei... sério, tava quase desistindo e ficando encostada ali por qq uma daquelas pontes. Mas aí alcancei o tal lugar e tudo começou a fazer sentido. O hostel na verdade é um andar de um prédio residencial (tem muito disso aqui na Europa), com um quarto tooooooooodo rosa, com um banheiro toooooooodo rosa. Tipo albergue da Barbie, uma graça. Aí já conheci dois americanos: um super gente boa, Reuben. O outro, completamente notionless. Passou o dia inteiro no quarto, na internet e vendo TV. Como assim, cara_ A cidade maravilhosa lá fora e o ser humano enfurnado no quarto da Barbie__ Então ele disse que detestou Veneza pq era muito romântica e ele estava sem a namorada. Ah, faça-me o favor! Então se atira num canal, pelo menos assim dá pra aproveitar a paisagem.

Lógico que eu me mandei pra rua. E aí o dedinho começou a ficar muito nervoso, querendo tirar foto de tudo. Pq Veneza é assim, super exibida. Dá vontade de tirar foto a cada passo. E qdo vc acha que tirou a foto mais linda de toda a viagem, vc cruza uma pontezinha e se depara com algo mais bonito ainda. E por falar em bonito, eu descobri por que os homens maravilhosos estavam meio em falta em Florença. É pq estão TODOS em Veneza! CA-RA-CA! Tem uns gondoleiros que pelamordedeus! Tipo “me joga na sua gôndola e me chama de bella”!!

Daí que eu tava doida pra me perder pelas ruelas de Veneza, mas nem é tão difícil andar por lá. Com um bom mapinha e um bom senso de direção, vc alcança todos os lugares num instante. Até pq as principais atrações são indicadas por plaquinhas com setinhas, então fica mole. Outra coisa: aqui não dá vontade de entrar nos lugares. A boa é ficar curtindo as ruas, as pontes, o sol e o ventinho na beira dos canais. Ah, e apreciar os espetáculos que cruzam seu caminho o tempo todo. Calma, Betty. Vou postar umas fotos pra vcs entenderem bem do que eu to falando. Andei pela Piazza San Marco, com sua catedral gigantesca e seus pombos nojentos. Cara, a turistada perde a linha com os pombos! Coloca na cebeça, no ombro, pega no colo, faz carinho... Helloooooooooooo!!! São pombos!!! Cheios de doença, de piolhos, cruuuuuuzes!!!

Cara, e não é que bem ali na Piazza eu encontrei sem querer a Michelle (minha amiguinha do trem)_ Que divertido! É engraçado viajar sozinho ou com pouca gente pq vc vira melhor amiga das pessoas num dia e pode ser que nunca mais as veja. Aí fui jantar com ela e o noivo numa piazza menorzinha super charmosa. O moço do restaurante falava “Buona sera, Signori” pra todo mundo que passava, super tentando cativar novos fregueses. Tirei a barriga da miséria com uma pizza sensacional, um balde coca-cola e uma taça de vinho. To muito chique, gente, não to me aguentando.















Um comentário:

Unknown disse...

me amarrei em veneza tb! minha preferida até agora!