quinta-feira, setembro 18, 2008

Amsterdã - Terra do Nunca

Amsterdã não existe. Sério. É tudo fruto da imaginação das pessoas. E olha que nem precisa estar com os sentidos muito alterados para perceber isso. Cheguei na Centraal Station depois de mais uma noite quase em claro e não conseguia acreditar no que meus olhos viam. Só tirei uma hora de cochilo na casa do Gustavo antes de sair (e quase perdi a hora pq o relógio não despertou) e dormi durante todo o voo, que durou umas duras horas. Ou seja, cheguei aqui totalmente chapada.

Como a cama ainda levaria umas horas para estar disponível, deixei as malas no albergue (mais precisamente num locker numa garagem subterranea bizarra) e fui bater perna. Amsterdã é surreal. Não é uma cidade louca, cheia de gente despirocada. Exagera na beleza, na fofura. Tudo aquilo que vc ve em fotos e na TV é ainda mais lindo pessoalmente. Todas as casinhas e canais, sem exceção, parecem coisa de criança. Aliás, a impressão que passa é que, num certo dia, algumas pessoinhas daqui, cheias de THC no organismo, tiveram a brilhante idéia de construir uma cidade de brinquedo. E assim nasceu Amsterdã.

E lá fui eu conhecer um pouquinho dessa pequena terra apaixonante. A intençao era mesmo conhecer só a redondeza e tal. Mas nunca vi nada tao pequeno quanto isso aqui. Vc olha no mapa que tem que entrar na próxima rua à direita e, qdo percebe, já está tres quarteiroes adiante. Bizarro. Sem querer, conheci toda a regiao do centro em algumas poucas horinhas. E haja foto de casinhas fofoletes e canais! Pq todas as fotos daqui ficam liiiiiiiiiiindas!! Aí estava eu caminhando meio que sem rumo por umas ruas micro qdo de repente notei uma criatura dentro de uma das casinhas. Olhei sem querer e nao é que era uma prostituta??? Hahahaha Caraca, eu estava no Red Light District e nem havia me dado conta. Só depois desse acontecimento fui perceber dezenas de “primas” eu outras dezenas de “vitrines” por ali. E eu morrendo de medo de elas acharem que eu estava tirando fotos pq já ouvi várias histórias de gente que tomou porrada por causa disso. Mas, enfim, elas cagaram pra minha pessoa.

Atravessei uns canais singelinhos e acabei chegando ao outro lado da cidade, onde fica a Casa de Anne Frank. Caraca, esse museu é bom de-mais! Quem vier aquí, por favor nao deixa de ir! É sinistro, é bizarro, é comovente, inacreditável. E quem vier por agora (Tunis!!) tb nao esquece de trazer casaco, cachecol e luvas, pq tá um frrrrrrrrrrrrrrrrrrrioooooo!!!!! De manha é foda! É ruim de eu tomar dois banhos por dia, hein!! Hahahaha O sol só tá aparecendo a partir de 13h. Até essa hora é inverno!

Aí deu 18h e eu nao aguentava mais ficar de olho aberto. Nao tinha mais condiçoes de raciocinar absolutamente nada. Voltei pro albergue e dormi como nunca na vida. E só acordei hj de manha, linda e pronta pra outra.

Cara, andar por essa cidade deixa as pessoas doidonas. Eu fico tao zureta andando por aqui que parece que eu passei horas fumando. A atmosfera daqui é feita de maconha, não é possível! Ou então a água, sei lá. E as ruas são tão parecidinhas que, após me perder algumas vezes, resolvi parar de seguir meu roteiro e ir onde desse vontade. Dobrar qq esquina, seguir sem lenço ou documento. Aí fui parar lá no Plantage, que é onde fica o Jardim Botanico, o Zoo e o Ooster Park (ou algo assim). Ah, no meio do caminho parei pra descansar numa pracinha linda que só tinha velhinhos com andadores!!! E já mudei de opinião: as crianças mais lindas do mundo são as holandesas. Disparado. Hj vi uma mulher empurrando um carrinho com cinco!! Não tem nada mais fofo que essas bochechas vermelhinhas, esses olhos azuis e os cabelinhos quase brancos de tão loiros. Tem linhagem, né, gente? Essa beleza nórdica que tb afeta 8 entre 10 homens que cruzam o meu caminho de carro ou bicicleta. Coisa bem chata...

Tem uma lojinha aqui chamada Bagels & Beans que é tipo o Starbucks, só que menorzinha. Pra variar, já viciei. E é muito relaxante entrar ali de vez em quando pra fugir do frio e tomar um café enquanto olha pela janela e vê o mundo passar calmamente lá fora, às margens de algum canal.

Não agüento mais as pessoas falando inglês. Tomanucu. Tem umas no meu quarto do albergue que falam com uma vozinha taaaaaaaaao chata que eu já to pegando implicância. Por falar em albergue, o daqui é legalzinho, mas não conquistou meu coração. Não tenho vontade de passar muito tempo aqui dentro. Stayokay Stadsdoelen. O café é fantástico: vários tipos de pão, leite, suco, cereais e... Nutela! Cara, eu me acabo na Nutela! Bom, tb é bem localizado, tem um ponto de tram bem pertinho, é próximo à Rembrandtplein, uma região bem movimentada, tem um canal bem na frente, staff ok, cama confortável e tal. Mas sei lá. Não sei se é meu estado de espírito, mas as pessoas daqui me irritam muito. Não é TPM. Tem umas menininhas no meu quarto (aliás, como tem gente nesse quarto!) em quem eu tenho vontade de dar um soquinho às vezes. Tá mó frio e uma pirua aqui tá trabalhando bastante com a maquilage, com o mini tubinho preto e com o salto prateado. Blergh! Cara, e a mulher que tava na cama bem na frente da minha roncava que nem uma porca! Hahaha Foi foda hj de manha! Sem contar na favelada que nego faz no quarto. Não tem mais onde pendurar roupa! Bizarro. Aquelas caras nórdicas, loiras, cheias de classe, e aquela bagunça giga em cima das camas. Tb não to afim de pegar amizade por aqui. Sei que é importante e tal, mas nessa cidade ta me dando muita vontade de ficar sozinha. Não sei explicar. Não é depressão, calma. Eu to muito feliz assim.

Voltando... aí eu fui pro Van Gogh Museum, que é foda. Muito foda mesmo. E qdo eu estava na fila, adivinha o que aparece? Uma excursão de japoneses! Outra!! Caraca, Hugo, seus primos só passam férias na Europa?? Podiam conhecer a China. Lá é tão legal... Ah, nota zero pros museus que colocam um vidro na frente dos quadros e deixam a luz direta sobre a parede. Aí vc olha pro quadro e tem aquele reflexo giga de luz em cima dele. Não dá! Qdo saí do museu dei de cara com um gramadao tão lindo e verdinho e convidativo que não resisti: deitei ali no solzinho, com meu mp3 player, e passei uma horinha fazendo absolutamente nada. Não tive oportunidade de ver ninguém fazendo sexo no parque. Os casais são bem comportados aqui. As pessoas ficam ali descansando, bebendo ou fumando. Nada demais.

Entao vi num mapa que tinha um moinho de vento perto dali. Gente, vir pra Holanda e não ver um moinho de vento não dá! Resolvi ir andando. E a porra não chegava nunca. E foi me dando fome, dor muscular, cansaaaaaaaaaaaço... e chegou! EEEEEEEEE!!!! Claro que está desativado e que agora virou um barzinho, mas pelo menos eu tirei foto de um moinho. Pronto, foi. Daqui a pouco vou tentar dar uma volta aqui por perto pra ver como é a cidade à noite (já que ontem eu tava dormindo, né? Affffff....).

Para ler ouvindo: Nothing at all (Santana)

Nenhum comentário: