terça-feira, setembro 23, 2008

Praga - Caminhando, cantando e seguindo a canção

Chegou um casal no meu quarto que, obviamente, resolveu dormir junto na mesma cama. E obviamente essa cama é a que fica embaixo da minha. Não acredito que eles tenham feito nada de extraordinário, mas toda vez que se mexiam, a beliche balançava e eu acordava. Ai, que raiva. Mas me vinguei! Voltei pro albergue umas 19h pra arrumar as malas (já que embarco amanhã cedo) e estavam os pombinhos dormindo. Entrei no quarto, acendi a luz, fiz barulho e anda levei a tiracolo uma francesa que está aqui e fala pelos cotovelos. Pronto. Eles acordaram meio putos e saíram. Hahahaha!! Como eu sou má!! Ah, e agorinha mesmo chegou um senhor maluco que ficou reclamando que o albergue era caro (caro? É o mais barato de todos!) e que não havia TV aqui. Gente, o maluco quer TV pra quê? Pra ver novela tcheca?

Último dia em Praga. Finalmente fez sol! Pior que eu saí cheia de casaco e resolvi subir a ladeirona que dá no castelo. Caraca, no meio do caminho já estava suando em bicas, abrindo o casaco, tirando o cachecol. Lá em cima, na região do castelo, tem várias ruazinhas legais de paralelepípedo pra ficar passeando e tirando fotos. Daí que na entrada do castelo ficam dois guardinhas fardados dentro de umas casinhas de cachorro e, a cada hora, rola uma cerimônia de troca de guarda: vêm três outros soldadinhos marchando, fazem uns movimentos com as armas, batem a arma no chão e substituem os coitados que estavam lá imóveis durante toda a última hora. Mas logo antes da troca, fica um soldadinho de frente pro outro, bem sérios, é claro. E eu pensando: “Não é possível que não dê vontade de rir. Os caras ficam ali durante vários segundos paradinhos, olhando na cara do outro, cheio de japonês em volta tirando foto. Eles têm que rir”! Cara, não deu outra! Um dos soldadinhos quase teve um ataque! Tadinho, ele estava sofrendo tentando se controlar pra não rir. Hahahaha!!! Adorei!! Aliás, comentário importante: tô super aceitando pedido de casamento de um guardinha daqueles. Côdilôco!

Daí que eu já disse que a cidade foi tomada por japoneses, né? É bom deixar claro que eu não tenho nada contra eles enquanto povo, cultura, pessoas humanas etc etc etc. Mas enquanto turistas, puta que pariu! Total sem noção de espaço! Tomei vários empurrões durante a troca de guardas. Sim, pq bem no momento que eu cheguei no castelo, chegou tb um grupo giga de japoneses guiados por uma mulher louca que usava um microfone que nem o da Madonna e um guarda-chuva com estampa de bola de futebol. E a explicação dela pro castelo era tão engraçada que parecia que ela estava dando esporro nos turistas! Huahuahua!

Gente, é a água com certeza! Praga é a cidade do amor. Durante minhas andanças de hoje encontrei vários casais de noivos tirando fotinhos cafonas pela cidade. Na frente do rio, segurando um guarda-chuva rosa, sentadinhos na escadaria... fofo. Adoro.

Estava ainda há pouco comentando com um menino gente boa de Montreal o quão difícil é tomar banho no chuveiro desse albergue. Aí ele manda: “Ainda não tomei banho aqui. O chuveiro está sempre ocupado e eu não tenho paciência de ficar esperando”. Isso pq ele está aqui há uns dois dias já. Oi?

Aí eu botei meu mp3 no ouvido e saí vagando pela margem do rio. Gosto de fazer passeios assim no meu último dia em cada cidade. É uma forma bacana de se despedir e guardar na memória as coisas que mais gostei de fazer. Além de ser um ótimo exercício de pensar na vida. Aí eu me empolgava com as músicas e ficava cantando baixinho, pisando no ritmo das batidas. Ok, coisa de autista, mas foi bem divertido. Deu umas 16h e eu não tinha almoçado ainda. Minhas células estavam quase devorando umas às outras quando escolhi um restaurante pra entrar. As coisas em Praga são bem baratas. As entradas pros museus/igrejas/torres custam uns 2 euros e é tranquilamente possível comer um prato de comida e mais bebida por menos de 10 euros. Pedi um prato típico daqui, uma carne com um molho que parecia um purê de legumes e umas fatias de um pão maluco e mole que eles comem aqui. Aí chegou o prato lindão, com a carne, o tal molho e... chantilly em cima! Hein? Cara, eu comi carne com chantilly e estava gostoso! Inacreditável. Vivendo e aprendendo.

Caminhei um pouquinho pela Charles Bridge (a ponte mais famosa de Praga) pra tirar umas fotos no pôr-do-sol, pq o céu fica com uma cor linda essa hora, mesmo quando está meio nubladinho. Consegui entrar na igreja famosa (aquela com a torre maneira – tem foto aí embaixo) e voltei caminhando sem pressa pro albergue. Bom, com um pouquinho de pressa pq eu estava meio que apertadinha prum pip’s. Ok, ninguém precisa saber disso.

Gostei de Praga. Tive experiências bacanas aqui, conheci gente muito legal. Tocou o coração. E como diz Galvão: que venha Londres! Meu último destino nessas férias abençoadas. O tempo tá correndo tanto...

Para ler ouvindo: Put your records on (Corine Baley-motherfucker... não sei o nome)
Foi o que fiz hj: coloquei a musiquinha e saí fazendo o que me dava vontade. E, coincidentemente (ou não), essa foi a primeira que tocou.

3 comentários:

Wil disse...

Eu e Wilton estamos acompanhando de perto toda a sua jornada no velho continente. Vê se coloca mais fotos... O Wil disse que o Estádio do Barcelona é mais f&*&*¨& do que o Engenhão, mas sinceramente, essa arquibancada gay do Ajax perde até pra laranjeiras... uma boa dica para os tricoletes... No mais, continua quebrando tudo aei! Ah... Praga deve ser irado... mas sou mais o Dengue, desde os tempos do Xou da Xuxa... Por falar nisso, um beijo pra minha mãe, pro meu pai e pra vc! Fui.
Bernardo

Julianna Malheiros disse...

eeeeeeeeeeee!!!
Chega logo em Londres fervoOO!!!
Beijocass

Unknown disse...

giiiirlll, put yooooouuur records ooooooooooooooooonnn...