quinta-feira, setembro 25, 2008

Londres - Achei!!

Pára tudo que agora a conversa é séria. Encontrei o lugar que eu procurava e onde eu quero morar, nem que seja por pouco tempo. Londres é foda. Mas não é pouco foda não. É, tipo assim, FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!

Deixei para trás os encantos de Praga e o velho maluco do albergue que roncava extremamente alto e soltava uns grunhidos esquisitos no meio da madrugada; deixei pra trás os turistas japoneses aflitos para fotografar todos os detalhes daquela cidadezinha fofa; deixei pra trás a melhor sopa que eu tomei na vida, de espinafre com queijo parmesão, numa das noites frias da República Theca. Deixei isso tudo para finalmente chegar na terra dos Beatles, da Amy, do Elton John, das Spice Girls, do príncipe William, do Beckham, da Bridget Jones e do Harry Potter. E, se o que é melhor fica pro final, então eu estou no céu. Pq, depois de conhecer tantos lugares incríveis, meu último destino nessa viagem não poderia ser melhor. Wilton, tô IN LONDON!!!!!!

Inacreditável é que esta foi a última cidade que incluí no meu roteiro. Por pouco ela fica de fora. Seria imperdoável. Jà cheguei aqui com o coração batendo acelerado. Não só pela ansiedade, mas com o maior medo da imigração. A oficial que me atendeu era simpática, pelo menos. Fez umas perguntas simples sobre a duração da minha estadia, de onde eu estava vindo, que dia eu ia embora e pediu pra eu mostrar a passagem de volta. Foi rápido e indolor. E adivinha a cor do céu quando eu saí do aeroporto? Cinza, é claro! E estava chovendo, óbvio. Me senti super em Londres. Super feliz. E quando o primeiro ônibus vermelho de dois andares cruzou meu caminho, eu quase chorei.

Saber de que lado vêm os carros qdo vc vai atravessar a rua é que nem brincar de adivinho. Cada rua é uma coisa. Impossível, mesmo com os avisos no asfalto, tipo “Look left”. Meu albergue (Piccadilly Backpackers) é bem bom, com exceção dos banheiros. A cama é giga e divido quarto com um grupo de amigas suíças. E o melhor é que fica na Piccadilly Circus, bem no coração da cidade, super bem localizado. Assim que cheguei, saí pra uma caminhadinha básica pra conhecer a redondeza e descobri um parque maravilhoso, com lago, esquilinhos, patos e pombos gigantes. Por acaso era o St James, o parque que vai dar simplesmente no Palácio de Buckingham. Não acreditei qdo cheguei lá e vi aqueles guardinhas tão famosinhos, de casaco vermelho e chapeuzao preto de pelúcia. Qdo eu era criança ganhei um boneco desses guardinhas e ele era melhor amigo das minhas Barbies. Continuando o passeio por Piccadilly, tb passei em frente à singela mansão onde o príncipe Charles mora com a baranga da esposa dele e encontrei sem querer uma loja chamada Fortnum & Mason, que me havia sido indicada por meu amigo Joao (que, aliás, me deu dicas ótimas!). Cara, essa loja é o que há de mais gostoso na face da Terra! Pra começar, metade dela é só dedicada aos chocolates, de vários tipos, formas e tamanhos. A outra metade é tomada por chás, biscoitos, bebidas finas. Um luxo! Saí correndo de lá antes que me desse vontade de comprar tudo.

Às 19h30 fui encontrar o Jack, meu amigo londrino que foi meu professor de inglês na Globosat e, apesar da agenda lotada, prometeu me levar num lugar legal. E eu toda preocupada com a pontualidade britânica, cheguei lá uns 20 minutos antes. Ele que chegou depois da hora! Hahaha Tá, só uns 5 minutinhos. É que eu gosto de fazer drama. Fofo demais aquele menino! Não acreditei qdo ele disse que havia comprado dois presentes pra mim e tirou da sacola um guia (London from A to Z) e um exemplar da Time Out (a revista semanal de Londres que traz as melhores opções de programas na cidade). Óbvio que ele fez de tudo para que nosso diálogo se mantivesse em inglês, apesar de o português dele ser melhor que o meu. Encontramos a Julia, mulher dele, e mais um amigo num pub que, segundo eles, é o melhor da cidade. Mais afastado e desconhecido dos turistas. Rá! Gente, que lugar bacana! Experimentei duas cervejas daqui (maravilhosas, apesar de uma delas ser meio quente) e um prato (maravilhoso tb, para minha surpresa). Depois ainda passamos num club perto dali para beber mais cerveja e jogar conversa fora. We had a great time together! Foi ótima a noite e super divertido reencontrar o Jack depois de quase 3 anos.

Hoje já acordei toda errada e tomei café numa deli aqui na rua (o café do albergue não está incluído na diária). Mas adivinha? Fez o maior sol!!! Céu azul, tempo lindo!! E saí batendo perna por aí, segurando pra não cair no choro. Não sei explicar, mas é como se eu tivesse encontrado algo que procurava há muito tempo. Cada esquina que passava me deixava mais feliz, e com os olhos mais marejados ainda. Bateu, e bateu forte. Amei. Não adianta disfarçar.

Fui lá pros lados de Whitehall e Westminster, onde ficam os prédios ligados ao governo. Foi sem querer que avistei o Big Ben pela primeira vez. E foi emocionante. E eu tirei umas 500 fotos iguais, bem paraibona mesmo. Passei em frente a uma igreja enorme, mas tinha que pagar pra entrar eu eu não estava muito no espírito de gastar dinheiro com igreja. Mas aí eu descobri que era a Abadia de Westminster, a igreja mais importante da cidade, onde teve o velório da Lady Di! Aí não deu pra não ir, né? Ainda peguei o áudio-guia e fiquei mais de uma hora lá dentro, viajando naquele teto enorme e nas paredes cheias de história. Essa abadia existe há mil anos, tem noção???

De lá, atravessei a rua para o summer tour pelas Houses of Parliament. Os parlamentares todos estão descansando essa época, aí a gente aproveita pra visitar aquelas salonas enormes, antigas, cheias de ouro, que a gente só vê na TV. Nossa, foi legal demais! E eu me sentindo pq estava entendendo tudo que a guia falava (em inglês). E aí ela contou todas as palhaçadinhas da cerimônia de abertura do Parlamento feita pela rainha e tal. Essa Elizabeth se acha. A mulher ta em todas as notas de dinheiro!! TODAS!!! Quem é ela pra ficar nessa exibição toda??

Ao fim do tour, eu não existia mais. O que havia sobrado de minha pessoa estava clamando por comida. Aí me entupi de um sanduíche fantástico com um primo do Nescau feito de chocolate belga. Coisa pra gente de nível, feito eu. Aí fui gastar a energia adquirida na Tate Britain, um museu com arte britânica desde 1600 até os dias de hoje. Depois, um caco em pessoa, peguei o metrô pra conhecer a região de Covent Garden, que é uma baguuuuuuuuuuuuuuunça deliciosa!! Ah, falando em metrô, é fundamental comprar o Oyster Card (de uma semana, no meu caso) para pegar livremente os transportes públicos, pois uma mísera passagem de metrô custa 4 libras!!! Com o cartão sai bem mais barato. Dica dada por amigos e pela senhora que veio ao meu lado no avião. Ondrina gente boa toda vida, puxou assunto, me explicou várias coisas sobre a cidade e deu muitas dicas úteis. Eu amo os londrinos (os homens, então, estão de parabéns). Eu amo o caos organizado dessa cidade. Aqui ninguém olha pra ninguém. Vc pode estar pelado no meio da rua que o povo não vai dar a mínima. E que mistura de gente! Tô pirando!

Para ler ouvindo: In my life (The Beatles). Eu ia colocar essa música aqui no fim da viagem, mas h j ela nao me saiu da cabeça. Amo! There are places I remember all my life...

5 comentários:

Wil disse...

demais!!
ó, vai vendo preço de aluguel por aí. A gente pode dividir um apê. In london??!!! hahahahahha

opa.. eu ouvi Chelsea?

beijos!

Unknown disse...

Marcelinha, meu amor!

Você não pode acreditar, mas vim parar no seu blog to-tal-mente por acaso!!! Estou programando uma viagem pras Oropa com o boyfriend para setembro do ano que vem, mas como boa geminiana-capriocorniana que sou, já estou fuxicando informações, dicas, etc. Daí, vim parar aqui!!

Quase chorei, juro! Você merece DEMAIS essa viagem!! Meu orgulho na cabe na tela!! Agora vou deixar você voltar à amazing London e, de volta ao Brasil, com calma, você conta to-dos os detalhes!

beijocas mil,
Anaik

Unknown disse...

hahahaha...tinha q ser a tua tia toda boba. Guess what?...chorei, lendo esse teu post de Londres. Caraaaaaaaaaaaalho, muito emocionante.
Cara, tipo assim...as lembranças de tuas outras vidas vieram pra consciência e vc se viu no "teu lugar"...é mais ou menos isso, né?!...q coisa mais linda ler vc. Pra lá de merecida essa tua viagem. Deus te ilumine mais e mais. Mil bjs....
Te amooooooooooooooo!!

Carol disse...

ai que lindo demais!!!

emocionei, amiga!

e saudadonas!!!

Unknown disse...

ping!