sexta-feira, setembro 05, 2008

Paris - Para o alto e avante!

Hj eu to bombando! Varios posts no mesmo dia. Nao posso ver um computador de bobeira... rs

Penultimo dia em Paris. To cansaaaaaaaaaaaaaaada. Nao da cidade, mas de andar, andar, andar... Olho meu rosto no espelho e fico em panico. Olheira batendo recorde em distancia.

Acordei mais tarde hj (pq tava dificil...) e fui lah pra Dome, onde o Napoleao tah enterrado. Alias, o que mais tem aqui depois de indianos, japoneses, italianos e homens bonitos eh tumulo de gente pouco importante, tipo Rousseau, Montesquieu, Voltaire... quem?? Aih eu me dou conta de que todos esses caras eram daqui. E eu to na mesma terra deles. Bizarro.

Bem ao lado da Dome fica um dos lugares mais indos que jah visite na vida: o Museu Rodin. Cara, eu amo o Rodin desde crianca, qdo minha mae me levou pra ver a exposicao dele que teve no Rio. O maluco eh foda, pronto. E muitas das esculturas ficam num jardim sen-sa-cio-nal! Tipo senta e chora, pq eh uma cooooooooooisa! Mae, lembrei demais de vc! E lembrei do Decio tb, pq lembro que de uma das esculturas que estavam lah (a Eva) ele gostava muito.

Falta pouca coisa pra visitar de tudo que planejei fazer aqui. Como comprei um passe de metro que vale pro dia todo (e vc pode usar qts vezes quiser), fui lah pra Montparnasse. Minha surpresa foi sair da estacao em frente a um cinema onde estava passando Tropa de Elite! Eh, zero-meia, pede pra sair! Sem querer descobri que ali pero era a Galerie Lafayette e fui lah dar uma voltinha despretensiosa. Nao adquiri nada. Aih fui andando (gente, nao sinto mais meus pes!) ateh uma ruazinha que o meu guia indica como bonitinha e que foi endereco de famosos como o Picasso. Tah, a rua eh bonitinha, mas nao tem nada de mais. Alias, fique atento as indicacoes do guia. Se estiver escrito "praca agradavel onde artistas de rua expoem seus trabalhos", vc pode chegar lah e dar de cara com um mendiguinho dando cambalhotas.

Todos os meus movimentos sao friamente calculados. Prometi a mim mesma que subiria o Arco do Triunfo aas 20h30, e lah estava eu. Imagina, nem tava ventando. Bobagem. Pelo menos o tempo estava abrindo e o ceu estava numa cor meio amarelo-rosa-azul super linda. Bom, mas essa hora aih eu escolhi pq, espertinha que sou, sabia que a Torre Eiffel (sempre ela) acenderia aas 21h. E assim foi. Foda. Pra completar a emocao dessa que vos fala, as nuvens foram embora e apareceu a lua (amo!), bem perto da Torre! Cara, quase chorei. Eu de sobretudo, cabelos ao vento (tah, quase um vendaval), com a Torre e a lua bem na minha frente. Depois o povo nao entende por que Paris eh tao romantica...

(Um parentese: sim, eu subo em tudo! Nao importa se eh turistico, se nao vale o preco que ee pago. Eh atracao, to subindo: igreja, torre, arco, banco de praca... Gente, presta atencao: o mais dificil eh chegar aqui. Uma vez aqui, faca o favor de fazer tudo que der vontade. Obrigada.)

Pra fechar, passei num cafe na Champs Elysees e comi que nem um boi. hahaha Mega sanduiche, pain au chocolat, pepsi e chocolate quente. Pior que a mulher lah nao queria me dar o chocolate quente na hora da refeicao. "Depois vc traz a notinha aqui e pega", ela disse em franco-ingles. Mas que coisa, gente! Deixa eu comer tudo de uma vez!

Highlights:
- Cara, como tem gente falando sozinha nessa cidade!
- Vlad, "fervo" em frances eh "ferveaux". :þ

- Wilton, Maria Madalena tava lah na piramide invertida e te mandou um hi-5!
- Bernardo, no cyber cafe que fui hj tinha um cachorrinho que nem o Giga!! E ele veio 2falar2 comigo!! - Eu amo o Sturbucks. Dane-se se os habitantes locais odeiam. I don`t fucking care! Eh a melhor coisa qdo se estah andando hah muito tempo, com dor nos pes e nas costas, fome e frio. Aih vc entra num Starbucks da vida, sempre quentinho, e pede um sogado com um Mocha Blanche, senta numa poltroninha e fica lah, vendo a vida passar lah fora, ouvindo uma musiquinha que sempre eh boa. Ai, que saudades eu tava disso! Sao tres anos de abstinencia, desde NY.
- Vc sabe que esta totalmente integrado a um lugar qdo um local vem te pedir informacao. E qdo DOIS locais te pedem informacao, aih eh pra fica se sentindo.
- Essa vida de albergue eh meio doida. Vc chega todo timido, aih pega intimidade com as pessoas, e aih no dia seguinte elas vao embora sem deixar qq vestigio. E eh provavel que vc nunca mais as veja. Como assim? A criatura dormiu dias e dias no mesmo quarto que vc e depois nunca mais? Eh muito desapego mesmo.
- Uma coisa que eu queria fazer e nao fiz: andar de onibus em Paris. Pobre eh foda. Passa o ano todo sofrendo no 426 e chega em Paris querendo pegar busao. Ai, Marcela, desapega da pobreza, mulher!
- Agora eu sou turista e ninguem vai me segurar. Momento prontofalei: comprei um chaveiro da Torre Eiffel e um ima de Paris. Tah, eh cafona e eh coisa de paraiba. Tah, eu sou cafona e paraiba. E nunca mas comento esse deslize.

- Vcs viram a minha foto na frente do Loulin Rouge? Pois eh. To com essa mania de fazer pose engracadinha qdo alguem se oferece pra tirar foto minha. Tah constatado: a pessoa sai da Itapiru, mas a Itapiru nao sai da pessoa.

Albergue:
To hah tempos querendo falar do albergue: Absolute Paris. Gente, eh MUITO bom! Staff super gente boa, toalhas de gratis e que sao trocadas todo dia, internet de gratis (mas tem que ficar na fila, geralmente, pq sao soh 3 computadores), cafeh da manha gostosinho, soh 4 pessoas por quarto, banheiro no quarto, pertissimo do metro, ao lado de uma lavanderia e em frente a um mercado. Recomeeeeeeeeeeeeeeeeeeindo!!!!

Preciso dormir e descobrir quem sao meus novos roommates.
Bonne nuit!

Pare ler ouvindo: Pescador de ilusoes (O Rappa), principalmente na parte do "Se meus joelhos nao doessem mais..."

2 comentários:

Gisele Lopes disse...

Ai, pan au chocolat, eu quero!!!!!!!!! E quero gauffre (se escreve assim?) au chocolat também, come todos os das barraquinhas por mim!!!!! Tao lindas as fotonhas! Beijos.

Unknown disse...

anotei o nome do alguergué.
bjooooo