sexta-feira, setembro 26, 2008

Londres - Love, love, love...

Por que essa cidade faz isso comigo? Passei o dia me fazendo a mesma pergunta. E a vida hj em Londres foi mais que bela. É impossível achar uma lata de lixo por aqui (deve ser medo de bomba, sei lá), mas a gente releva. O importante é que fez um sol intenso, sem nenhuma nuvem, e um céu tão azul que nem parecia o tal lugar cinza e cheio de fog que o povo fala. Aí me pus a conhecer a área do Inns of Court (os tribunais de justiça), onde quase não se vê turista e onde ta cheio de gente séria, engravatada, saltos altos. Fui caminhando até a St Paul Cathedral, que deve ser a mais importante depois da Catedral de Westminster, até pq é mais cara pra entrar. Então eu tava toda perdida lendo alguma coisa no guia qdo, de repente, escuto “Marcela”? Tá, ninguém me conhece nessa cidade. Foi imaginação da minha cabecinha cansada, pensei. Não era. Cara, eu encontrei a Patricia, minha amiga da pós, em plena sexta-feira, em frente a uma igreja, em Londres!!!Não acredito!!!! Caraca, a gente riu muito. Ter que cruzar o oceano pra se encontrar é foda. Mais um encontro maluco nessa Europa.

Entrei na St Paul e agora é oficial: não agüento mais igrejas. Parei. Ainda bem que não tem mais nenhuma famosinha que eu tenha que conhecer. Pq chega uma hora que dá vontade de sair correndo ao avistar uma cruz, uma pietà e um túmulo (sim, pq essas igrejas históricas têm mais gente enterrada que muito cemitério por aí). Mas sem brincadeira: nunca vi tanto ouro em toda a minha vida. Não tem mais onde botar ouro, uma coisa de louco. A cúpula da catedral é enorme, altíssima e, obviamente, dá pra subir. E lá fui eu, 876 mil degraus acima. Todo movimento que eu faço agora é graças à força do pensamento pq, se depender do meu corpo físico, nem saio do lugar. Bom, aí vc chega numa tal de sala dos sussurros, ou algo parecido, onde é possível escutar o que uma pessoa diz a 30 metros de distância. E é mesmo! Bizarro. Ah, e acima de tudo tem tipo um observatório de onde se avista a cidade toda. Porreta! Qdo desci, ainda estava rolando uma missa, mas não deu pra ficar até o fim pq, além de não ser algo tão interessante, time is money e eu ainda tinha coisa à beça pra fazer!

Incorporei a turista e fui gastar preciosos pounds na Torre de Londres, onde vc faz um tour sem-vergonha com um dos “guardas da torre”, uns carinhas vestidos com roupinhas quentes sob um sol escaldante e que gostam de contar piadinhas e dar susto nos pobres dos turistas. De todos os programas que fiz aqui, esse foi disparado o mais turístico e o único totalmente dispensável. Além de caro, é bobo toda vida e não me acrescentou em nada. E essa coisa de tour guiado faz eu me sentir uma turista idiota. Mas logo ao lado da Torre fica a Tower Bridge, a ponte mais famosa de Londres, presente e todos os filmes rodados aqui. Até num álbum de figurinhas que eu tive qdo criança havia uma da Barbie com a ponte ao fundo. Aí eu dei uma de Barbie e tirei 500 mil fotos ali.

Depois cruzei a ponte (sem parar de tirar foto) até a outra margem do rio, onde fica Southbank, um dos lugares mais cool e divertidos da cidade. Pra começar, é na beira do rio. Bate um ventinho agradável (pq hj não fez frio. No inverno deve ser o caos), várias pessoas caminhando sem pressa, banquinhos, postes de luz bem bonitos, artistas de rua tocando violão em troca de qq moedinha e uma vista maravilhosa! Fora que ali ainda fica a Tate Modern. Pra quem gosta de arte moderna é imperdível. Eu tenho problemas com arte moderna. Não me venha pintar uma tela toda de azul e me dizer que é arte pq eu não vou levar a sério. Não adianta pq não entendo. Dos artistas mais recentes, só gosto do Picasso. E tenho dito. Por isso fiquei pouquinho tempo no museu. Foi mais pra marcar presença mesmo e saber mais ou menos como era.

Se tem uma coisa que me irrita, além desses ônibus turísticos de dois andares (com o segundo andar aberto), no qual o paraíba sobe e roda a cidade inteira tirando foto dos monumentos de longe, é jargão turístico. Gente, tem coisa pior que “Ah, aí eu vou pro lugar tal e já mato o museu, o obelisco e a pracinha”. Porra, “matar” é ruim demais. É tipo fazer a coisa com pressa só pra dar um ok no guia e dizer que conhecer a atração. Se for pra “matar”, pô, se mata e fica em casa mesmo.

Em Southbank tb fica a London Eye, a roda-gigante mais famosa do mundo (ou uma delas, sei lá). Como boa turista, não perdi a oportunidade: gastei mais alguns pounds e fui lá conferir. Gente, amei! Vc dá uma volta só, em velocidade de tartaruga, que dura uma meia hora. E eu fui bem na hora do pôr-do-sol (de propósito). Caraca!! O céu e o sol estavam com umas cores alucinantes! E a vista lá de cima, aquele sol vermelho, o Big Ben, as pontes... surtei. Tirei umas 300 fotos do sol e mais umas 450 do Big Ben. Se vc tiver dinheiro e quiser privacidade, pode pagar pra ter uma cápsula só pra vc. Bem ao lado da nossa tinha uma assim, com um casal de, sei lá, indianos ou árabes (o cara estava de turbante) e uma senhora segurando vela e servindo vinho. Acho que o cara aproveitou a oportunidade pra pedir a mocinha em casamento pq, qdo a gente desembarcou, ela não parava de olhar pro dedo, toda boba.

Hj de manhã, caminhando pela margem do rio, coloquei a Amy no meu mp3 (bem clichê, como eu gosto) e fiquei toda emocionada. No início da noite, ao sair da London Eye, estava tããão feliz que chegava a doer. Essa cidade está dilacerando meu pobre coraçãozinho. E eu tava numa onda muito doida (calma, não tomei nada), tentando entender o que era aquilo que eu estava sentindo. Então, por coincidência (apesar de eu duvidar que ela exista), um artista de rua começou a tocar Bob Marley. Is this Love, is this Love, is this Love, is this Love that I’m feeling? Aí tudo se encaixou. This is love, everyone!!

Pra fechar a noite, fui assistir a uma peça no National Theatre. Pq eu sou turista, mas mantenho a pose de culta. Meus amigos João e Jack disseram pra eu escolher alguma indicada pela Time Out, mas não obedeci. O nome da peça escolhida é In-I e no elenco tem simplesmente a Juliette Binoche (a sortuda que pega o Johnny Depp no filme “Chocolate”. Que inveja!). Eu adoro a Juliette Binoche e foi ótimo poder vê-la por 10 pounds. Era uma peça misturada com dança, uma coisa meio louca. Pq eu sou dessas, né? Não venho pra Londres pra ver qq coisa. Dinheiro eu não tenho, mas glamour tá sobrando! :p

Para ler ouvindo: Is this love (Bob Marley). Por razões óbvias.

3 comentários:

Julianna Malheiros disse...

Ai amiga!!Queria estar aí tbm!!!
Não esquece na minha foto de vc indo pra Plataforma 9 e 3/4 para Hogwarts
beijcasss

Carol disse...

tô amando!
praticamente viajando com vc!
aproveita muito seus ultimos dias girl!!!

Unknown disse...

arrasou! o fervo!
vou te levar na igreja da penha qdo voltar. partiu?
bjoooooo